A Prefeitura de Aracruz-ES e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), por meio de suas redes sociais soltou um alerta para o período de defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus), visando intensificar as ações de fiscalização e conscientização para proteger a espécie durante sua fase reprodutiva, e assim, indo de encontro ao calendário determinado pelo Governo do Estado para o ano de 2025.
A prefeitura se mostra atenta na fiscalização e ao mesmo tempo, espera pela colaboração da população, a participação de todos é fundamental para a preservação da espécie e a sustentabilidade das comunidades que dependem da cata e comércio do caranguejo-uçá.
Nessas datas, a captura, transporte, beneficiamento e comercialização do crustáceo também são proibidos. Os períodos estabelecidos pelo governo estadual, que ainda virão para esse ano são:
- 30 de janeiro a 4 de fevereiro de 2025
- 28 de fevereiro a 5 de março de 2025
- 30 de março a 4 de abril de 2025
- 28 de abril a 3 de maio de 2025
Respeitar esses períodos é crucial para a conservação da espécie e a manutenção dos ecossistemas de manguezal. A Prefeitura de Aracruz reforça a importância da conscientização e do cumprimento das normas para garantir a sustentabilidade ambiental e econômica da região.




O Giro de Notícias ES é um meio de comunicação comprometido em trazer fatos reais e atuais, livre de qualquer ideologia, sejam elas ideologias política partidária ou não.